sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A volta do volei no Cruzeiro

Time feminino de vôlei do Cruzeiro da década de 1950

A notícia do acordo firmado entre o Sada (grupo do seguimento de transportes) e o Cruzeiro para a formação de um time de volei para a disputa da Superliga Masculina em 2009, marca o retorno do Clube ao voleibol, após 40 anos. O Cruzeiro deixou de disputar os certames de volei na década de 1960.

O primeiro time de volei do Cruzeiro foi criado em 1930, quando Aristoles Lodi e Italo Frattesi - o Bengala, fundaram os departamentos de volei e basquete no Clube. O Basquete desenvolveu-se rapidamente devido a paixão de Bengala pelo esporte, mas o volei não teve a mesma atenção tanto no Barro Preto, quanto em outros Clubes.

Ao contrario do basquete que teve a sua primeira federação mineira fundada em 1932 por Cruzeiro, América, Atlético, AMA, Florestina, Sport Calafate e Associação Mineira de Moços, o vôlei não obteve o mesmo espaço e somente foi organizar uma federação em 1936. O primeiro Campeonato feminino foi disputado em 1936 e a Academia Fischer sagrou-se o primeiro campeão de Belo Horizonte. O primeiro Campeonato Masculino foi em 1938 e o Minas Tênis Clube faturou o título. O vôlei era tão desprestigiado em seus primórdios que em 1939 foi anexado a Federação Mineira de Basquete. Os primeiros Campeonatos Estaduais somente passariam a ser disputados a partir da década de 1950 entre o Campeão de Belo Horizonte e o Campeão do Interior.

O Cruzeiro disputou os campeonatos de volei até meados da decada de 1960 e o resultado mais expressivo obtido foi no feminino que sagrou-se campeão de Belo Horizonte no certame de times B (aspirantes) em 1955.

PRIMEIRO JOGO DE VOLEI FOI DISPUTADO EM 1921 NUM DESAFIO DOS SEXOS
A primeira partida de volei de Belo Horizonte foi curiosamente disputada num campo de futebol, mais precisamente, no extinto estádio do Prado Mineiro, onde atualmente está o quartel da Policia Militar no bairro do Prado. Foi no feriado de 7 de setembro de 1921 e serviu como preliminar do amistoso entre América e Atlético. Foi um desafio entre um time formado por mulheres e outro por homens. A partida foi bastante disputada e equilibrada e o time masculino venceu pelo placar de 31 a 28.
Postar um comentário