sexta-feira, 8 de maio de 2009

Em 1955 os dirigentes brasileiros apontavam a necessidade de se disputar a Taça Brasil para termos um clube campeão brasileiro

No dia do primeiro jogo da decisão entre cruzeiro e Santos pela decisão do Campeonato Brasileiro de 1966, o jornal Estado de Minas (30/11/1966) publicou a materia intitulada "Taça Brasil saiu de Minas".

O jornal recordou o Congresso Brasileiro de Futebol de 1955 realizado em Belo Horizonte que definiu a criação do primeiro campeonato brasileiro de clubes e publicou a integra da tese apresentada pela Federação Mineira em setembro de 1955. O primeiro parágrafo do texto já diz: "O principal objetivo do I Congresso Brasileiro de Futebol é, sem dúvida, a realização de um torneio nacional de clubes campeões com a finalidade de se conhecer o clube campeão brasileiro"
Assim não tem fundamento a estória criada por publicações surgidas em fins da decada de 1970 de que a taça brasil foi criada para apontar o representante brasileiro na Libertadores, haja visto que a competição foi criada em 1955, quando nem se falava da criação da Libertadores que foi disputada pela primeira vez em 1960.

O texto de Benedito Adami de carvalho, diretor do departamento técnico da Federação Mineira em 1955 (apresentado no Congresso Brasileiro de Futebol em setembro de 1955), ainda enfatiza a preocupação em se criar um campeonato brasileiro quando diz: O Brasil é o único país no mundo onde se pratica futebol sem se saber qual o seu clube campeão. No dia em que a FIFA, oficialmente, ou qualquer entidade, extra-oficialmente, desejar promover campeonato mundial de futebol inter-clubes como nos arranjaremos, se quisermos participar. As dificuldades serão imensas. Todos os campeões regionais hão de reclamar para si esse direito. Como decidirá a CBD? Eis aí uma das finalidades do torneio. É preciso que se realize a I Taça Brasil.

Assim é necessário corrigir a história!
Em 1955 os futebolistas de nosso país queriam a realização da Taça Brasil - o primeiro campeonato brasileiro - porque precisavamos ter um clube CAMPEÃO BRASILEIRO!
Confira abaixo a matéria do jornal Estado de Minas (30/11/1966):
Postar um comentário