quinta-feira, 7 de maio de 2009

Em agosto de 1955 a Federação Mineira apresenta a sua sugestão para o Campeonato Brasileiro

Em 2 de julho de 1955 o diretor do departamento técnico da Federação Mineira de Futebol, Benedito Adami de Carvalho (jornalista e ex-presidente do Meridional Esporte Clube, de Conselheiro Lafaiete-MG) anunciou que o Congresso Brasileiro de Futebol seria organizado em Belo Horizonte, em princípio do mês de setembro (Jornal Diário da Tarde, 13/07/1955)

O congresso seria dirigido pelo presidente da CBD e contaria com a presença de todas as federações estaduais com a finalidade de se discutir o Campeonato Brasileiro de Clubes.

Nos Jornais Estado de Minas de 3 e 4 de agosto de 1955 (imagens abaixo) foi publicado em primeira mão o ante-projeto que seria proposto pela Federação Mineira no Congresso. Logo no Capítulo I a Federação Mineira sugere que o torneio fosse disputado de 2 em 2 anos nos anos ímpares para se conhecer o clube campeão do Brasil.

Como se vê a Taça Brasil estava sendo criada para apontar o campeão brasileiro e não para indicar o representante do Brasil na Taça Libertadores, já que ainda em 1955 nem se falava na criação de um campeonato sulamericano de clubes.

Já em 1955, como está descrito matéria "Como seria organizado o Torneio Nacional de Clubes campeões" o jornal Estado de Minas previa o fim do Campeonato Brasileiro de Seleções com o surgimento de um Campeonato Brasileiro de Clubes

Confira as duas matérias abaixo:
Postar um comentário