quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AGENDA HISTÓRICA


Foto: Conmebol
Numa noite de muita chuva, o Cruzeiro goleou o Racing por 4 a 0, no Mineirão,
pela primeira partida decisiva da Supercopa de 1992. Na foto a dupla de zaga
cruzeirense, Luizinho e Célio Lúcio, disputam uma jogada com o meio-campista 
Gustavo Matosas (da Seleção Uruguaia), o zagueiro Gustavo Costas e o atacante
Cláudio "El Turco" García (da Seleção Argentina).

Por Henrique Ribeiro

12/11/1941 - o atacante cruzeirense Rizzo II chutou um pênalti, propositalmente, para fora, num amistoso contra a Seleção Fluminense, no estádio de Lourdes, em Belo Horizonte. O atacante e os demais jogadores cruzeirenses discordaram da existência da falta marcada pelo árbitro mineiro Sátiro Taboada. O Cruzeiro foi derrotado por 5 a 1.

13/11/1938 - o goleiro Geraldo, o zagueiro Caieira, o médio-direito Souza e o atacante Geninho são convocados pelo técnico Bengala para defender a Seleção Mineira no Campeonato Brasileiro de Seleções.

14/11/1949 - após receber críticas quanto as diretrizes de sua diretoria que ora se empenhava na reforma do Estádio do Barro Preto, ora na formação do plantel profissional, Antonio Alves Limões decide renunciar à presidência do Cruzeiro. Os demais diretores também entregam os cargos e novas eleições são marcadas.

15/11/1936 - Cruzeiro e Botafogo se enfrentam pela primeira vez. O amistoso foi disputado no estádio do Barro Preto e terminou empatado em 3 a 3. Os gols do Cruzeiro foram marcados por Niginho/2 e Bengala e os do Botafogo por Carvalho Leite/2 e Patesko.

16/11/1995 - o treinador Jair Pereira acerta um contrato de um mês com o Cruzeiro para dirigir a equipe até o final do Campeonato Brasileiro. Ele substitui o técnico Ênio Andrade, que foi dispensado após os maus resultados da equipe no segundo turno.

17/11/2004 - o lateral esquerdo Leandro é negociado ao Porto, de Portugal, por US$ 2,45 milhões, que correspondia a R$ 6,76 milhões. Os direitos econômicos do jogador estavam divididos em partes iguais entre Cruzeiro, Energil C, Vitória-BA e o empresário Léo Rabello. O atleta assinou contrato de cinco anos com os portugueses.

18/11/1992 - o Cruzeiro goleia o Racing, da Argentina, por 4 a 0, no Mineirão. Era a primeira partida decisiva da Supercopa dos Campeões da América. Os gols da vitória cruzeirense foram marcados por Roberto Gaúcho/2, Luiz Fernando e Boiadeiro.

twitter: @henriqueribe
www.facebook.com.br/almanaquedocruzeiro.com.br

Postar um comentário