terça-feira, 20 de novembro de 2012

AGENDA HISTÓRICA


O time do Cruzeiro posa para a foto antes do empate em 1 a 1 contra o
Fluminense, no Maracanã, na estreia do segundo turno do Campeonato 
Brasileiro de 1987. Em pé da esquerda para a direita: Genilson, Douglas, 
Vilmar, Balu, Gilmar Francisco e Gomes. Agachados: Gil, Ademir, Careca, 
Cládio Adão e Heriberto. 

Por Henrique Ribeiro

19/11/1990 - Cesar Masci é eleito presidente do Cruzeiro para o biênio de 1991/1992. Ele venceu o pleito contra a chapa formada pelos ex-presidentes Felício Brandi e Furletti

20/11/1967 - o treinador Airton Moreira retorna de sua licença de 30 dias, após recuperar-se de um problema cardíaco. Enquanto esteve afastado ele foi substituído pelo gerente de futebol, Orlando Fantoni,  nos jogos pelo Campeonato Mineiro. O presidente Felício Brandi avisou que o resultado do clássico contra o Atlético no dia 26, determinaria o futuro treinador do time. “Se o Cruzeiro perder, volta Airton Moreira, mas se vencer, ele vai ter que aceitar outro cargo que o clube lhe oferecer, porque Fantoni vai continuar”, declarou.

21/11/1945 - o medio-esquerdo Juvenal é convocado pelo treinador Flávio Costa, para os treinos preparativos da Seleção Brasileira, em Caxambu-MG, para a disputa da Copa Rocca, contra a Argentina.

22/11/1987 - o Cruzeiro vence o Santos por 1 a 0, no Pacaembu, e encerra o segundo turno do Campeonato Brasileiro na liderança do Grupo B e se classifica para as semifinais. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Careca, aos 47 minutos do segundo tempo. Os jogadores santistas reclamaram que o atacante cruzeirense estava em posição irregular e abandonaram o campo. O árbitro José Roberto Wright, após 15 minutos de impasse, deu a partida por encerrada. O Santos não tinha mais chances de classificação, mas a derrota cruzeirense interessava ao São Paulo. Assim a disputa nas arquibancadas foi entre a torcida tricolor e os cruzeirenses, que foram maioria no estádio.

23/11/2005 - o lateral esquerdo Anderson Paim, que estava emprestado ao Ipatinga, assina contrato de três anos com o Cruzeiro. Ele chegou ao futebol mineiro indicado pelo ex-atacante Roberto Gaúcho. O jogador era dono de seus direitos econômicos, que custaram R$ 200 mil ao Cruzeiro.

24/11/1935 - A Seleção Mineira vence a Seleção Fluminense por 5 a 3, pelo Campeonato Brasileiro de Seleções, no estádio de Lourdes, em Belo Horizonte. Os atacantes Niginho e Alcides participaram da vitória e foram os únicos cruzeirenses convocados para a disputa. A Seleção Fluminense era composta por jogadores da Liga de Niterói.

25/11/1992 - o Cruzeiro é derrotado por 1 a 0 pelo Racing, no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina. O gol foi marcado pelo atacante Cláudio Garcia em cobrança de pênalti, aos 85 minutos. Com o resultado o Cruzeiro sagrou-se bicampeão da Supercopa, pois havia vencido o primeiro jogo das finais, no Mineirão, por 4 a 0, no dia 18 de novembro.

twitter: @henriqueribe
www.facebook.com.br/almanaquedocruzeiro

Nenhum comentário: