sábado, 10 de agosto de 2013

agenda histórica

Foto: Estado de Minas
Joãozinho marcou os gols da conquista do Torneio de Vigo de 1978

Por Henrique Ribeiro

10/08/1967 - o zagueiro Viktor assina contrato com o Cruzeiro. O jogador pertencia ao Primavera-PR e custou NCr$ 25 mil. Viktor foi a primeira das muitas tentativas da diretoria cruzeirense em encontrar um substituto do zagueiro William, que havia entrado em litígio com o clube.

11/08/1996 - o atacante Dinei é flagrado no exame antidoping da CBF na partida entre Coritiba e Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, que constatou a presença da substância benzoilecgonina (metabólito da cocaína) em seu exame de urina. Dinei pertencia ao Cruzeiro e havia firmado o seu contrato de empréstimo com o Coxa quatro dias antes. O jogador confessou que havia cheirado cocaína numa festa em São Paulo dias antes da estréia no Campeonato. No entanto, o jogador declarou que estava sem contrato, quando cometeu o erro.

12/08/1963 - a diretoria cruzeirense acerta a contratação do treinador Martim Francisco, que estava no Villa Nova. O técnico foi o criador do sistema 4-2-4, que revolucionou os padrões convencionais utilizados no futebol brasileiro e que foi utilizado pela Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1958. Martim chegou ao Cruzeiro para substituir o técnico Marinho, que deixou o comando do time estrelado para atender a uma proposta do futebol peruano.

13/08/2003 - o Cruzeiro faz a sua estreia em mais uma competição internacional, a Copa Sulamericana. O time estrelado venceu o Palmeiras, por 1 a 0, no estádio Palestra Itália, com gol do zagueiro Edu Dracena, aos 48 minutos de jogo. Esta era a sétima competição organizada pela Confederação Sulamericana que o Cruzeiro participava. As outras foram a Taça Libertadores, Supercopa, Recopa, Copa Ouro, Copa Master e Copa Mercosul.

14/08/1996 - o goleiro Dida é convocado para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Rússia

15/08/1970 - o meia Eduardo faz a sua estreia com a camisa cruzeirense na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Tricordiano, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. Ele substituiu o atacante Gilberto no decorrer da partida.

16/08/1978 - o Cruzeiro vence o Celta de Vigo, por 2 a 1, no estádio Balaídos, em Vigo, na Espanha. Com o resultado o time estrelado conquistou o Torneio de Vigo, que estava em sua oitava edição. Os gols da vitória foram marcados pelo ponta esquerda Joãozinho, enquanto Del Cura descontou para os espanhóis. O torneio também contou com as participações do Porto e do Notthingham Forest. Na semifinal disputada no dia anterior, o Cruzeiro havia derrotado o Porto, por 2 a 1, com gols de Roberto César e Nelinho.

Siga:
https://www.facebook.com/almanaquedocruzeiro
Postar um comentário