sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Torneios Malucos (3) - Torneio Otacílio Negrão de Lima de 1936

Carlos Henrique

Imagine três equipes disputando um mesmo jogo! Isso aconteceu em Belo Horizonte, no estádio da Alameda, em 22 de março de 1936, e envolveu o Cruzeiro, o America e o time de lourdes. A partida tripla reuniu várias curiosidades e o vencedor foi definido no critério da "morte súbita"

O jogo triplo foi organizado para homenagear o prefeito Otacílio Negrão de Lima. Ele havia sido centro-médio do time americano enea-campeão de 1924. Como prefeito da capital, Otacílio havia tomado uma medida para amenizar a crise financeira dos clubes. A prefeitura encampou os estádios dos três clubes em troca de uma dívida com o município. Por isso o Torneio levou o seu nome.

Dividido em três etapas com o tempo regulamentar de 20 minutos, o sorteio indicou a seguinte ordem dos confrontos: nos primeiros 20 minutos, o America enfrentaria o time de Lourdes; o vencedor enfrentaria o Cruzeiro na sequência; e, por último, o vencido da primeira etapa enfrentaria o time estrelado.

No caso de empate, o critério para apontar o vencedor era o maior número de escanteios a favor. Caso empatassem em escanteios, disputariam quantas prorrogações de 10 minutos fossem necessárias. No entanto, neste período extra, o vencedor seria o primeiro a obter um gol ou escanteio a favor - a morte súbita.

O jogo triplo começou com a vitória (2 a 0) do time de lourdes sobre o America. Com o resultado, o America deixou o campo e foi substituído pelo Cruzeiro. A segunda etapa foi a mais equilibrada. O empate sem gols persistiu nos 20 minutos e por mais duas prorrogações de 10 minutos. O confronto só foi definido, aos 4 minutos, da terceira prorrogação, após um cruzamento do atacante Randazzo, do Cruzeiro, ter sido desviado pelo médio direito Zago para a linha de fundo. Com o escanteio conquistado na "morte súbita", o Cruzeiro saiu-se vencedor.

Para a etapa derradeira, o time de Lourdes foi substituído pelo America. Após empate sem gols nos 20 minutos, as equipes foram para a prorrogação e, logo aos 5 minutos, o zagueiro Lima desviou um cruzamento de Randazzo par a linha de fundo e o Cruzeiro venceu mais uma na "morte súbita".


Com os resultados, o Cruzeiro foi o vencedor do Torneio ou, como quiserem, deste jogo triplo de 89 minutos de duração.
Postar um comentário