sexta-feira, 18 de setembro de 2015

As conquistas cruzeirenses do mês de setembro

Carlos Henrique

O mês de setembro guarda na memória cruzeirense a lembrança de cinco títulos, sendo um deles o da Recopa de 1998 (foto acima) contra o River Plate. Confira:

CAMPEÃO MINEIRO DE 1968

1/9/1968 - Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova - Mineirão - Campeonato Mineiro/Returno
O Cruzeiro garantiu o tetracampeonato mineiro, na penúltima rodada, com uma vitória simples sobre o Villa Nova, no Mineirão. O gol foi marcado pelo ponta-esquerda Rodrigues aos 25 minutos. Com o resultado, o Cruzeiro passou a somar 38 pontos e não pode mais ser alcançado pelo time de lourdes, que era o vice líder com 34 pontos na tabela de classificação.

O Campeonato Mineiro contou também com as participações de America, Araxá, Democrata-SL, Formiga, Independente, Uberaba, Uberlândia, Usipa e Valerio. Foi disputado no sistema de pontos corridos em turno e returno. O Cruzeiro conquistou o titulo de forma invicta.

CAMPEÃO MINEIRO DE 1972

7/9/1972 - Cruzeiro 2 x 1 C.a.m. - Mineirão - Campeonato Mineiro/Decisão
Foi o primeiro título conquistado na prorrogação. A decisão do título do estadual de 1972 foi em jogo único no Mineirão entre os rivais. O Cruzeiro saiu na frente com um gol do atacante Palhinha, aos 36 minutos, mas Dadá Maravilha empatou aos 61. O resultado de 1 a 1 no tempo regulamentar levou a partida para uma prorrogação de 30 minutos e Palhinha marcou o gol da vitória e do título, aos 116' de jogo.

O Campeonato Mineiro contou também com as participações de America, Atletico Tricordiano, Caldense, Democrata-SL, Fluminense, Nacional de Uberaba, Tupi, Uberlândia, Valerio e Villa Nova. Foi disputado em três fases. A primeira disputada por todos os participantes; a segunda por 8 clubes; e, a última por quatro. Cruzeiro e C.a.m. terminaram o quadrangular final com a mesma pontuação e, por isso, disputaram o título numa partida decisiva.

CAMPEÃO DA TAÇA MINAS GERAIS DE 1984

23/9/1984 - Cruzeiro 2 x 1 América - Mineirão - Campeonato Mineiro/1º turno
Em 1984 o Cruzeiro conquistou, pela quarta vez, o título da Taça Minas Gerais. Segundo o regulamento do troféu, o time que o conquistasse por três vezes consecutivas ou cinco alternadas ficaria com a sua posse definitiva. E esta foi a terceira conquista consecutiva do time estrelado, desde 1982. O título foi decidido contra o América em dois jogos, no Mineirão. O Cruzeiro venceu ambos pelo placar de 2 a 1, em 19 e 23 de setembro. 

A Taça Minas Gerais de 1984 foi colocada em disputa no 1º turno do Campeonato Mineiro, que foi dividido em três fases. Na primeira os 14 times se enfrentaram em turno único. Os quatro primeiros se classificaram para a semifinal, de onde saíram os finalistas. Os outros participantes da disputa foram Alfenense, C.a.m., Caldense, Democrata-SL, Democrata-GV, Guarani, Nacional de Uberaba, Tupi, Uberaba, Uberlândia, Valerio e Villa Nova.

CAMPEÃO DA RECOPA DE 1998

23/09/1999 - River Plate 0 x 3 Cruzeiro - Monumental de Nuñes - Decisão da Recopa
Por falta de patrocinadores, a decisão da Recopa Sulamericana de 1998, entre o Cruzeiro, campeão da Libertadores de 1997 e o River Plate, campeão da Supercopa de 1997, não foi disputada. No entanto, os adversários aproveitaram a coincidência de estarem no mesmo grupo da 1ª fase da Copa Mercosul de 1999 para decidirem o troféu. O cruzeiro abriu vantagem no primeiro jogo, no Mineirão, no dia 3 de agosto. Vitória por 2 a 0 com gols de Muller e Geovanni. No jogo da volta, em 23 de setembro, o time estrelado aplicou uma goleada histórica, por 3 a 0, em pleno Monumental de Nuñes. Os gols foram marcados por Geovanni, Marcelo Ramos e Gustavo. Finalmente, após três disputas, o Cruzeiro conquistava o troféu internacional.

CAMPEÃO DA TAÇA MINAS GERAIS DE 1985

25/9/1985 - Cruzeiro 0 x 0 C.a.m. - Mineirão - Campeonato Mineiro/1º turno
O quinto título da Taça Minas Gerais do Cruzeiro foi confirmado na última rodada do quadrangular final do 1º turno do Campeonato Mineiro. Um empate sem gols, no Mineirão, em 25 de setembro, confirmou a primeira colocação do time estrelado com 8 pontos ganhos - um a mais que o time de Lourdes.

A Taça Minas Gerais de 1985 foi colocada em disputa no 1º turno do Campeonato Mineiro, que foi dividido em duas fases. Na primeira os 14 times se enfrentaram em turno único. Os quatro primeiros se classificaram para um quadrangular final. Os outros participantes da disputa foram America, Democrata-SL, Democrata-GV, Fabril, Guarani, Nacional de Uberaba, Quinze de Novembro, Tupi, Uberaba, Uberlândia, Valerio e Villa Nova.
Postar um comentário