segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Torneios Malucos (7) - Torneio Eliminatório de 1958

Carlos Henrique

Imagine um torneio de acesso para times que já estão na divisão principal. Foi o caso do Torneio Eliminatório de 1958. A disputa serviu para definir os participantes do Campeonato da Cidade. O Torneio entrou para a história por ter esculhambado o calendário do futebol mineiro e também por ter sido um golpe contra os “times de fábrica”.

Em 1958, a Federação Mineira aceitou a inscrição de 6 clubes (Guarani de Divinópolis, Bela Vista de Sete Lagoas, Curvelo, Pedro Leopoldo, Uberaba e Renascença) na Divisão Extra, que já contava com 10 clubes (America, C.a.m., Cruzeiro, Sete, Villa Nova, Siderúrgica, Meridional, Asas, Metalusina e Democrata-SL). A inclusão dos novatos era o pretexto que os clubes da capital precisavam para mudar o quadro de participantes do Campeonato para torná-lo menos deficitário. Para isso teriam que criar uma forma de retirar os clubes indesejáveis.

No Campeonato quem dava as cartas eram os clubes da capital. E todos estavam de acordo que os times de futebol de fábrica do interior, como o Metalusina e o Meridional, com suas torcidas compulsórias, representavam despesas e prejuízos nos jogos. Assim decidiram reduzir o número de participantes do Campeonato de 10 para 8 clubes. A solução foi organizar um Torneio Eliminatório entre os 16 times pelas 8 vagas.

O Torneio foi disputado em rodadas duplas com todos os jogos nos estádios da capital. A fórmula foi a de turno único e pontos corridos. O Eliminatório durou 5 meses e o efeito foi devastador. O Campeonato de 1958 só teve início em outubro e terminou em abril de 1959. Acabou provocando o atraso de todos os campeonatos seguintes até 1961.

O resultado final do Eliminatório atendeu ao desejo dos clubes grandes: Meridional, Metalusina e Asas não se classificaram para o Campeonato de 1958. Já a eliminação do Villa Nova foi inesperada. O Campeonato então apresentaria duas novidades: Uberaba e Bela Vista. Os demais classificados foram Cruzeiro, America, time de lourdes, Sete, Democrata e Siderúrgica.
Postar um comentário