quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Campeonato da Cidade 1924

Carlos Henrique

CAMPEONATO DA CIDADE DE 1924

Campanha do Cruzeiro
Turno
22/06 - América 2 x 1 Cruzeiro
Returno
07/12 – Cruzeiro ? x ? Yale
21/12 – Cruzeiro Wo x America

*não há registro dos resultados, escalações e autores dos gols da maioria dos jogos do Campeonato. As súmulas destes jogos foram incineradas pela Federação Mineira em 1984. Restaram poucos jornais no período para a consulta de informações.

Classificação: 1º America (campeão); 2º Cruzeiro; 3º Luzitano e Sete; 5º Palmeiras
Artilheiro máximo: sem registro
Campeão do Campeonato de Aspirantes: América
Campeão do Torneio Início: América
*a Série B foi extinta.

Divisão única
A Liga Mineira cancelou o jogo eliminatório que seria disputado entre o Palmeiras (último colocado da Série A de 1923) e o Guarany (Campeão da Série B de 1923). A entidade também extinguiu o Campeonato da Série B e formou uma divisão única com os participantes da Série A de 1923 (América, Cam, Cruzeiro, Sete, Yale, Luzitano, Palmeiras) e os da Série B de 1923 (Guarany, Ipanema, Progresso, Christovam Colombo e Sport Calafate).

Crise no futebol da capital
Os clubes que participaram da série B de 1923, mais o atletico mineiro e o Luzitano, ambos da série A, passavam por uma fase de desorganização e desistiram de disputar o Campeonato. O Minas Geraes foi eliminado do quadro de filiados pelo Conselho da Liga por descumprimento com algumas obrigações. Assim o Campeonato de 1924 teve apenas cinco participantes: América, Cruzeiro, Sete, Palmeiras e Yale.

Campeonato abreviado
O Palmeiras, que foi o último colocado do turno, foi eliminado para abreviar as datas do returno do Campeonato que passou a ser disputado por quatro clubes.

Sistema 2-3-5: 
Cruzeiro: Nullo, Pulenta e Ciccio; Cicarelinho, Pirata e Quiquino; Américo, Noé, Tulla, Nani e Armandinho 
Postar um comentário