quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Campeonato da Cidade 1926

Carlos Henrique

CAMPEONATO DA CIDADE DE 1926

Campanha do Cruzeiro
09/01/1927 - Cruzeiro 10 x 1 Gremio Calafate

*Somente foi encontrado o registro do jogo entre Cruzeiro e Gremio publicada pelo Diário de Minas. A matéria informa que o resultado deu o título ao Cruzeiro, que venceu todos os jogos disputados e que o Olympic ficou com o vicecampeonato. Também esclarece que com este jogo, o Campeonato se encerrou. Não há registros das súmulas dos jogos. O Cruzeiro não as guardou e, provavelmente, devem ter sido destruídas. Restaram poucos jornais no período para a consulta e as informações sobre este campeonato são escassas.

Classificação: 1º Cruzeiro (Campeão), 2º Olympic, sem classificação: Avante, Botafogo, Fluminense, Gremio, Minas Geraes, Santa Cruz
Artilheiro máximo: sem registro
Campeão do Torneio Início: Cruzeiro
Campeão do Campeonato de Aspirantes: Cruzeiro ou Avante
*o campeonato de aspirantes da AMET teve Cruzeiro e Avante empatados na liderança até a última rodada.

Divisão única
O Campeonato teve divisão única com 8 clubes e todos os jogos foram disputados no estádio do Barro Preto. A primeira rodada foi em 26 de setembro e a última em 9 de janeiro de 1927. Provavelmente, o campeonato teve turno único e a classificação definida por pontos corridos.

Cruzeiro suspenso da Liga Mineira
O Cruzeiro solicitou permissão a Liga Mineira para ir a Caçapava-SP disputar um amistoso contra a Caçapavense, em 2 de maio. A Liga Mineira não respondeu o documento e a delegação cruzeirense viajou sem a permissão, já que não tinha nenhum compromisso oficial nesta data, pois o Campeonato só começaria em 9 de maio. Por este motivo foi suspenso por 6 meses. A imprensa acusou o presidente da Liga, o tenente coronel da policia, Oscar Paschoal, de perseguição ao Cruzeiro. 

AMET - a Liga alternativa 
Sem poder jogar no período e com o seu estádio usado para os jogos dos outros times, o Cruzeiro não digeriu a punição e formou uma liga alternativa com outros clubes também punidos pela Liga. Eram o Avante e o Minas Geraes, ambos do Barro Preto; o Botafogo, da Floresta; o Gremio, do Prado; o Fluminense e o Olympic, ambos da Lagoinha; e o Santa Cruz, de Santa Tereza. No final de julho organizou a Associação Mineira de Esportes Geraes-AMET. Por ter criado uma liga concorrente foi excluído do quadro de filiados da Liga, em 8 de agosto. Em 19 de setembro, a AMET promoveu o Torneio Início e, em 26 de setembro, deu início ao Campeonato alternativo.

Como ficou o Campeonato da Liga Mineira:

Classificação: 1º Cam (Campeão) 17; 2º Palmeiras 16; 3º América 9; 4º Sport Calafate 8; 5º Sete 6; 6º Guarany 4
Campeão do Campeonato de aspirantes: Sport Calafate
Campeão do Torneio Início: Syrio
*a Série B estava extinta

*O Palmeiras, do bairro de Santa Efigenia, disputou o Campeonato reforçado por seis jogadores do Villa Nova. O Syrio também disputou o Campeonato da Liga Mineira, mas após cumprir os jogos do turno, desistiu do returno. O time da colonia árabe havia encerrado o turno na 3º colocação com 7 pontos. No entanto, sua pontuação foi anulada, assim como a dos times que conquistaram pontos em seus confrontos. As tabelas de classificação final do turno e returno aprovadas pelo Conselho Técnico foram publicadas em 19/01/1927.
Postar um comentário