sexta-feira, 17 de junho de 2016

BEBETO

Carlos Henrique

16/02/1964 José Roberto Gama de Oliveira, o Bebeto, nasce em Salvador, BA

16/06/1990 Como atleta do Vasco, Bebeto estreia no Mundial, na vitória por 1 a 0 sobre a Seleção da Costa Rica, em Turim, na Italia. Foi o único dos 4 jogos da campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1990 que ele participou. Foi titular em todos os 7 jogos da campanha do tetracampeonato mundial de 1994, disputado nos Estados Unidos, e marcou três gols.

10/11/1997 Aos 33 anos, Bebeto é anunciado como um dos reforços do Cruzeiro para a disputa da Taça Intercontinental, junto com o atacante Donizete e o zagueiro Gonçalves. Indicado pelo treinador Nelsinho Baptista, o atacante foi emprestado sem custos pelo banco excel - proprietário de seus direitos econômicos. O jogador havia voltado a jogar, em 8 de novembro, pelo Vitória, na última rodada da 1ª fase do Campeonato Brasileiro. Esteve por dois meses na Espanha, onde não conseguiu acertar seu retorno ao La Coruña. O superintendente de Comunicação do Excel, Sérgio Toniello, esclareceu que sua ida para o Cruzeiro fazia parte de uma estratégia de marketing do banco. O Cruzeiro fez apenas um seguro em nome do banco e do jogador para utilizar Bebeto.

11/11/1997 Convocado pelo treinador Zagallo, da Seleção Brasileira, para a disputa da Copa das Confederações.

13/11/1997 O tetracampeão Bebeto é apresentado oficialmente na sede do Barro Preto. Assinou contrato de três meses, tempo mínimo exigido por lei. O presidente Zezé Perrella rebateu as críticas à contratação. ''Não vejo nenhum problema e gostaria de saber se a torcida está satisfeita com o time que disputou o Campeonato Brasileiro''. Ele se referiu a campanha do time, que terminou em 20º lugar correndo risco de rebaixamento à série B até a última rodada.

02/12/1997 Bebeto estreia com a camisa do Cruzeiro. O time saiu derrotado por 2 a 0 para o Borussia Dortmund, no estádio Nacional, em Tóquio, no Japão, na decisão da Copa (Intercontinental) Euro-Sulamericana. Foi seu único jogo pelo Cruzeiro.

03/12/1997 Não retornou com a delegação cruzeirense e embarcou direto para a África do Sul para se apresentar a Seleção Brasileira. O assessor de imprensa, Valdir Barbosa, revelou que a diretoria tentaria negociar com o Banco Excel sua permanência no Cruzeiro.

07/12/1997 Ainda como jogador do Cruzeiro, Bebeto participa do amistoso contra a África do Sul, em Joanesburgo. Marcou um dos gols da vitória brasileira por 2 a 1.

10/12/1997 O Banco Excell rescinde o contrato de empréstimo de Bebeto.

21/12/1997 Com a goleada por 6 a 0 sobre a Austrália, a Seleção Brasileira conquista a Copa das Confederações. Bebeto foi reserva de Ronaldo e participou de dois dos quatro jogos da campanha do título.

*Série: Jogadores do Mundial que Jogaram pelo Cruzeiro
Postar um comentário